Notícias

Blockstream alerta sobre golpe contra usuários de carteiras Jade

A Blockstream, uma empresa que se dedica à infraestrutura do Bitcoin e foi fundada por Adam Back, divulgou um alerta importante para os usuários da sua carteira de hardware, a Jade. A mensagem avisa sobre uma campanha ativa de phishing através de e-mails, que pode colocar em risco a segurança dos usuários.

Os golpistas estão enviando mensagens falsas que solicitam a atualização do firmware da carteira para uma versão mais recente. Mas não se engane: isso é um golpe. A Blockstream reforça que nunca enviaria arquivos de firmware por e-mail.

Atualmente, a Blockstream concorre com marcas bem conhecidas como Ledger e Trezor. Seus modelos, o Jade Classic e o Jade Plus, têm preços de US$ 79,99 e US$ 149,99, respectivamente.

Blockstream alerta sobre phishing contra usuários de carteiras Jade

Na sexta-feira (12), a Blockstream confirmou que a tentativa de phishing está, de fato, acontecendo e impactando os usuários de suas carteiras. Porém, a empresa não deu maiores detalhes sobre a situação. Em um post, eles disseram:

“🚨 Alerta de Phishing 🚨”

A empresa esclareceu que “ficamos cientes de e-mails falsos alegando uma ‘atualização de firmware do Jade’”. Ela listou três pontos importantes para se ter em mente:

  1. Esses e-mails não foram enviados pela Blockstream.
  2. A Blockstream nunca enviará arquivos de firmware por e-mail.
  3. Nenhum dado foi comprometido.

Além disso, imagens obtidas mostram que o e-mail fraudulento não vem do domínio oficial da Blockstream. O logotipo usado pelos golpistas também apresenta diferenças em relação ao original. Portanto, a mensagem pode ser facilmente identificada como um golpe, desde que o usuário não aja por impulso.

Comunidade suspeita que Blockstream teve dados vazados

Apesar da afirmação da Blockstream de que “nenhum dado foi comprometido”, essa informação não acalmou as dúvidas de muitos usuários. Alguns questionaram se poderia haver um vazamento de dados, já que apenas os portadores da Jade estão recebendo tais e-mails. Um cliente até expôs sua preocupação: “Recebi o mesmo e-mail. Então a Blockstream foi hackeada e a lista de e-mails dos clientes foi vazada?”

Essas suspeitas aumentam quando consideramos que somente os usuários da Jade foram alvos dessa tentativa de golpe. A empresa ainda não respondeu aos questionamentos.

Essa situação remete a um incidente de 2020, quando a Ledger também enfrentou um vazamento que expôs os dados de seus clientes. Até hoje, suas vítimas continuam a ser alvo de fraudes, incluindo correspondências físicas enviadas diretamente às suas casas.

É sempre bom manter-se alerta e desconfiar de mensagens que pedem informações sensíveis.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo